Disciplinas disponíveis

Em anexo o plano analitico , actividade de reflexão e desenvolvimento .

E exercicio de aplicação

 

A disciplina de Didáctica de Matemática III tem como objetcivo fornecer aos futuros professores as ferramentas necessárias para a elaboração de aulas eficazes e dinâmicas, visando o melhor aprendizado dos alunos. Durante a aprendizagem desta disciplina, os estudantes irão aprender a observar e praticar a lecionação de diversos conteúdos matemáticos, tais como números negativos, álgebra, equação e inequação quadrática, equação e inequação exponencial e logaritmo, e estudo de funções. Através de actividades práticas e discussões teóricas, os estudantes irão desenvolver habilidades como a resolução de problemas, a comunicação eficaz, a capacidade de adaptação de estratégias de ensino e a avaliação da aprendizagem dos alunos. Além disso, a disciplina visa estimular a reflexão sobre a prática docente, incentivando a busca por métodos inovadores e eficientes para o ensino da Matemática. Ao final da disciplina, os estudantes serão capazes de planificar e orientar aulas de forma criativa e motivadora, promovendo o interesse e o engajamento dos alunos na aprendizagem da disciplina. Em suma, a Didáctica de Matemática é essencial para formar professores competentes e comprometidos com a qualidade do ensino da Matemática.

Consta o nome "Matematica na Historia", mas o certo eh que nossa disciplina se chama "Matematica na Historia e Etnomatematica". No plano curricular anterior ao vigente neste curso existiam tres disciplinas, cujos conteudos de base, actualmente foram enquadradas em Matematica na Historia e Etnomatematica. Tais disciplinas foram: (1) Matematica na Historia, (2) Geometria Nao Euclidiana, e (3) Etnomatematica.

Em Matematica na Historia e Etnomatematica abordaremos para certos conteudos, escolhidos pela sua relevancia na construcao e aplicacao da Matematica, realcando metodos antigos e reflectindo sobre actualidade e destacaremos abordagens etnomatematicas que se relacionam com fazeres matematicos em diferentes culturas com alguma enfase para Mocambique. Por exemplo:

(1) Quais sao os metodos antigos usados para operacoes, como multiplicacao e diversao e que relaccao existe com os actuais em uso nas nossas escolas? 

(2) Quais sao os diferentes sistemas de numeracao usados em diferentes povos?

(3) Existem objectos/artefactos/etc produzidos/implementados por pessoas nao escolarizadas que por si incorporam muita matematica. Como estudar isto?

Nome do módulo: Didáctica de Física

Curso: Licenciatura em Ensino de Matemática com Habilitações para o Ensino de Física

Duração: Semestral

Modalidade: À distância

Docente: Edmundo Lourenço Brito Manuel

Bom dia. Espero que estejam todos bem. As aulas iniciaram e como sabem, a Educacao a Distancia requer empenho individual do estudante. qualquer dificuldade nao hesitem em consultar a docente.  Quero crer que todos ja visualizaram o plano da disciplina e a respectiva calendarizacao das actividades a serem desenvolvidas.

Bom trabalho